quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Festas e festas e festas... De fim ou inicio de Ano.



Estava eu hoje a caminhar na noite fresca de minha cidade, depois de um longo dia de tarefas quando a caminho do ponto de ônibus surpresa das mais agradáveis – uma Serenata de Natal. Foi lindo ver as pessoas vestidas iguais entoando lindos cânticos natalinos. Pela pressa de chegar a casa ou pelo fato da noite está um pouco perigosa, não pude apreciar como gostaria porem, me veio a real situação: que falta uma semana para uma grande data a qual, não será diferente das demais.

Meu Natal vai ser mais um dia qualquer, mais um dia que terei de estudar, mais um dia e só. Ano passado foi emocionante, pois eu estava sozinha em casa e tinha o livre arbítrio para fazer o que bem quisesse, apesar de ter virado a meia noite com uma febre de lascar, mas ainda assim, fiquei contente em poder dá um abraço na mamãe e ligar para poder falar com os meus avôs que estavam em viajem. Presentes, foram poucos, é fato, o que não mudou muita coisa, até porque como sempre diz vovó Cal – Você vive ganhando coisas o ano inteiro. É de fato ela tem razão.

Natal é uma coisa, bem família e caseira, algo que não é muito pra mim. Pareço às vezes um ser estranho dentro do meu próprio lar, no meu mundinho e acabou. Se estiver ou não certa, vai entender, e isso terá como reflexo o meu Natal: dentro do meu quarto, lendo um bom livro e comendo um pane tone inteirinho. Calmo e simples, como parte dos meus dias desse ano.

Já o Ano Novo não, a coisa muda de figura. Adoro vestir roupa nova, ouvir fogos, dançar, falar besteira com os amigos e rir a noite toda com um bom copo na mão. Pra mim, virada de ano tem cheiro de coisa boa, gosto de coisa nova, cheiro de plenitude. Meia noite não é só mais meia noite e sim, a metade de uma festa que não tem hora pra acabar e porque não dizer dia? Começar o ano alegre vale muito mais do que começar rica, cheinha das notas de cem. Posso não ter dinheiro, mas amigos tenho.

Se for para mudar algo nesse roteiro, que se mude o do dia 24, acrescentando mais vida e alegria. Mas no fim, confesso que só vou curtir novamente o Natal quando eu formar minha família. Aí sim, será digno montar arvore colocar guirlanda na porta, fazer uma enorme mesa cheia de guloseimas e reunir aqueles que mais amo, de preferência, na mesma sala onde eu, muitas vezes não agüentei esperar o Papai Noel ou, como em outras, que fiquei acordada até tarde esperando os presentes e pedindo colo. Essa magia terá seu lugar de novo, mas não por agora. Por enquanto, só quero que o Bom Velinho me dê uma Festa da Virada gloriosa, para esperar mais um ano que se aproxima.

Feliz Natal.

Nenhum comentário: