sábado, 8 de novembro de 2008

Palavras.

Ganhei o dia, à noite, a semana e posso até falar, o mês. Não, não foi um aumento de mesada que eu recebi ou aquela torta de chocolate que eu comi ou até mesmo porque comecei a namorar. Ganhei tudo isso porque ouvi um pedido de desculpas de uma pessoa que jamais imaginaria ouvir. Sabe aquele tipo de gente meio insignificante ou que não acrescenta e nem diminui em nada na sua vida? Foi de uma dessas pessoas que recebi esse pedido, que foi prontamente recebido e atendido.

Na política, você acaba conhecendo muitas pessoas. Umas boas e outras nem tanto. Quem se dispõe a participar de qualquer movimento, seja ele sindical, pastoral, estudantil, religioso, dispõe também a ser criticado, humilhado, ofendido, caluniado. Nossa já chorei muito por não saber filtrar criticas construtivas das destrutivas e com isso criei muitas barreiras, tornando-me uma pessoa pior do que já era mais grossa, mais impaciente e algumas vezes sem noção da realidade que me cercava.

De tanto tomar na cara, de cair e ficar ali, estirada no chão, resolvi fazer alguma coisa por mim. A primeira e mais obvia foi: começar a quebrar barreiras. A segunda foi olhar para uma pessoa e enxergar além do que os meus olhos podiam vê e a terceira foi aprender a separar as coisas. Quantos camaradas deixei de ganhar por puro preconceito, por não saber separar a pessoa política, da pessoa que realmente era.

Foi de um desses camaradas que recebi esse pedido de desculpas. Numa conversa ele me revelou que tinha medo e receio de conversar comigo, pois na sua cabeça, tudo o que eu pudesse fazer para prejudicá-lo eu iria fazer. Assumo que fiz isso sim, pois a visão que eu tinha dele era de um mau caráter de primeira linha, dos piores mesmo, mas as pessoas nos surpreendem e hoje, quebramos barreiras, deixamos os preconceitos de lado e enfim, ganhamos mais um dia feliz em nossas vidas.

Você errar e reconhecer um erro é divino, é mais do que humo, pois a maioria de nós, não reconhece seus erros. Eu, em muitas vezes, me fiz de ofendida e de dona da verdade, o ser superior e magnífico, a quem todos devem respeito. Doce ilusão. Também já acreditei que o mundo estava errado e que eu era a certa. Egocentrismo puro. Dói ter que baixar a cabeça, a aceitar os nossos erros e a aprender a pedir desculpas.

Termino então, pedindo desculpas a várias pessoas. A minha amiga Aline, por ter duvido de sua amizade. Ao Jorginho, por ter sido criança e imatura. Ao Jorge, por tê-lo amado loucamente e transformado esse amor em doença. A galera da UJS, por ter duvido da nossa ideologia. A minha família por ser tão ausente. A Thaís por algumas vezes não retribuir o amor que tem a mim. Ao Ricardo, por tê-lo feito sofrer. Saiba que foi sem querer. Agora posso dormir tranqüila, minha alma certamente esta mais leve.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiugaaaa
Que lindo texto!!!

Sei que você realmente está sendo muito sincera, pois vivi esse momento o qual vc descreveu contigo...

Te adoro guriaaaaaaaaa